PADRÃO DO APBT

BREVE RESUMO HISTÓRICO

Em algum momento do século XIX, criadores de cães ingleses, irlandeses e escoceses começaram a experimentar cruzamentos entre Bulldogs e Terriers, procurando um cão que combinasse o gameness do terrier com a força e a capacidade atlética do Bulldog. Dando inicio a historia e desenvolvendo o padrão do APBT.

O resultado foi um cão que incorporou todas as virtudes atribuídas aos grandes guerreiros: força, coragem indomável e gentileza com os entes queridos. 

Os imigrantes trouxeram essas para os Estados Unidos. Os muitos talentos do American Pit Bull Terrier não passaram despercebidos pelos fazendeiros e pecuaristas que usavam seus APBTs como cães de caça para gado e porcos, para dirigir gado e como companheiros de família. 

Hoje, o American Pit Bull Terrier continua a demonstrar sua versatilidade, competindo com sucesso em Obedience, Rally Obedience, Tracking, Agility, Lure Coursing,

APARÊNCIA GERAL

O APBT é um cão de tamanho médio, solidamente construído, de pêlo curto com musculatura lisa e bem definida. Esta raça é poderosa e atlética. 

O corpo é apenas um pouco mais longo do que sua altura, mas as cadelas podem ser um pouco mais longas no corpo do que os cães. O comprimento da perna da frente (medida a partir do cotovelo até o chão) é aproximadamente igual a metade da altura do cão na cernelha.

A cabeça é de comprimento médio, com o  crânio chato e o focinho largo e profundo. As orelhas são de tamanho pequeno a médio, altas e podem ser naturais ou cortadas.

A cauda relativamente curta é baixa, grossa na base e afilando em direção à ponta.

O American Pit Bull Terrier se apresenta em todas as cores e marcações, exceto o merle. A raça combina resistência e atletismo com graça e agilidade e nunca deve ter aparência desajeitada ou com musculatura saliente ou ossos finos e  pernalta.

Acima de tudo, o American Pit Bull Terrier deve ter a capacidade funcional de ser um cão de  captura que pode controlar e derrubar a presa (empurrar e puxar) e respirar facilmente,  enquanto faz seu trabalho.

Equilíbrio e harmonia de todas as partes (do corpo) são componentes críticos do tipo racial.

Faltas muito sérias: qualquer característica desproporcional exagerada (como pernas curtas,  osso excessivo ou cabeça e corpo volumosos) que interfira com sua habilidade no trabalho.

CARACTERÍSTICAS:

As características essenciais do American Pit Bull Terrier são a força, a autoconfiança e a alegria de viver. A raça gosta de agradar e é cheia de entusiasmo. É um  excelente cão de companhia e é notável o seu amor por crianças.

Pelo fato de a maioria dos American Pit Bull Terriers apresentar certo nível de agressividade  contra outros cães, bem como pelo fato de seu físico ser poderoso, a raça necessita de  proprietários que os sociabilizem cuidadosamente e que treinem obediência aos seus cães.

A natural agilidade da raça torna-o um dos mais capazes escaladores e com frequência usa seus  caninos para escalar uma cerca. O American Pit Bull Terrier não é a melhor escolha para os que procuram cães de guarda por ser  extremamente amigável mesmo com desconhecidos.

Comportamento agressivo para com o ser  humano não é característico da raça e, portanto, é extremamente indesejável.

A raça se sai muito bem em eventos de performance por seu alto grau de inteligência e sua vontade de trabalhar.

CABEÇA:

A cabeça é singular e é um elemento chave quanto ao tipo da raça. A cabeça é grande e larga, oferecendo uma impressão de grande poder, mas, não deve ser desproporcional ao tamanho do corpo.

Vista de frente, a cabeça tem o formato de uma cunha rústica e larga. Quando vistos de perfil, o crânio e o focinho são paralelos entre si, unidos por um stop bem definido e moderadamente fundo. Os arcos supraorbitais sobre os olhos são bem definidos, mas não pronunciados. A cabeça é bem cinzelada, unindo resistência, elegância e caráter.

Faltas muito sérias: cabeça excessivamente larga ou pesada.

CRÂNIO: largo, plano ou levemente arredondado, profundo e largo entre as orelhas.

Visto de cima, o crânio vai afilando levemente em direção ao stop. Existe um sulco mediano profundo que vai diminuindo de profundidade do stop ao occipital.

Os músculos das bochechas são proeminentes, sem presença de rugas. Quando o cão está se concentrando, formam-se rugas na sua testa, o que oferece ao American Pit Bull Terrier uma expressão singular.

FOCINHO:

O focinho é largo, profundo, com um afilamento muito suave indo do stop para a trufa, e com uma ligeira separação debaixo dos olhos. O focinho é mais curto do que o comprimento do crânio, com uma proporção de aproximadamente 2 para 3. A linha superior do focinho é reta. A mandíbula é bem desenvolvida, larga e profunda.

Os lábios são secos e bem ajustados.

Faltas: focinho pontudo; comissuras labiais pendentes; mandíbula fraca.

DENTES: 

O American Pit Bull Terrier tem um conjunto completo de dentes brancos uniformemente espaçados que se encontram em uma mordida de tesoura.

Falha:  mordida de nível.

Faltas sérias: não  atingidas ou mordidas excessivas; boca seca; falta de dentes (isso não se aplica a dentes que foram perdidos ou removidos por um veterinário).

Nariz: O nariz é grande, com narinas largas e abertas. O nariz pode ser de qualquer cor.

OLHOS: Os olhos são de tamanho médio, redondos e bem separados e com pouca espessura no crânio. Todas as cores são igualmente aceitáveis, exceto azul, o que é uma falha grave. O Haw não deve estar visível.

Faltas sérias:  olhos esbugalhados; ambos os olhos não combinados na cor; olhos azuis.

Orelhas: Orelhas são altas e podem ser naturais ou cortadas sem preferência. Orelhas prick, planas ou largas não são desejadas.

Desqualificações:  Surdez unilateral ou bilateral.

PESCOÇO: O pescoço é de comprimento moderado e musculoso. Há um ligeiro arco na crista. O pescoço se alarga gradualmente de onde se junta ao crânio até onde ele se mistura a ombros bem relaxados. A pele do pescoço é apertada e sem barbela.

Faltas:  Pescoço muito fino ou fraco; pescoço de ovelha; barbela.

Falha muito grave:  Um pescoço curto e grosso que interferiria na capacidade funcional.

MEMBROS ANTERIORES: As escápulas são longas, largas, musculosas e bem recuadas. O braço é aproximadamente igual em comprimento ao ombro e se junta a um ângulo reto aparente.

As patas dianteiras são fortes e musculosas. Os cotovelos são colocados perto do corpo. Vistas de frente, as patas dianteiras estão moderadamente afastadas e perpendiculares ao solo. Os metacarpos são curtos, poderosos, retos e flexíveis. Quando vistos de perfil, os metacarpos são quase eretos.

Faltas:  ombros eretos ou carregados; cotovelos virados para fora ou amarrados; abaixo nos metacarpos; pernas dianteiras arqueadas; pulsos contraídos; entrar ou sair.

Eliminando Falhas:  Pernas dianteiras (medidas do cotovelo ao solo) menores que a metade da altura total na cernelha. Pernas da frente tão inclinadas a ponto de interferir no movimento normal.

BODY: O peito é profundo, bem preenchido e moderadamente largo, com amplo espaço para o coração e os pulmões, mas o peito nunca deve ser mais largo do que profundo. 

O ante peito não se estende muito além do ponto do ombro. As costelas se estendem bem para trás e são bem arqueadas da coluna, depois se achatam para formar um corpo profundo que se estende até os cotovelos. 

A parte de trás é forte e firme. A linha superior inclina-se ligeiramente para baixo a partir da cernelha até um dorso largo e musculoso. O lombo é curto, musculoso e ligeiramente arqueado até o topo da garupa, mas mais estreito que a caixa torácica e com uma dobra moderada. A garupa está levemente inclinada para baixo.

Falha muito grave:  estilo de corpo excessivamente massivo que impede a capacidade de trabalho.

Eliminando a Falha:  Peito tão largo a ponto de interferir no movimento normal.

Posteriores: Os posteriores são fortes, musculosos e moderadamente largos. A garupa é bem preenchida em cada lado da cauda e profunda da pélvis para a virilha. 

O osso, a angulação e a musculatura dos posteriores estão em equilíbrio com os anteriores. As coxas são bem desenvolvidas com músculos espessos e facilmente discerníveis. Visto de lado, o jarrete é bem dobrado e os metatarsos traseiros bem descidos e perpendiculares ao solo. 

Faltas:  Quartos traseiros estreitos; quartos posteriores rasos da pélvis para virilha; falta de músculo; articulação do joelho reta ou sobre angulada; jarretes de vaca; jarretes falciformes; pernas arqueadas.

PÉS: Os pés são redondos, proporcionais ao tamanho do cão, bem arqueados e firmes. As almofadas são duras, resistentes e bem almofadadas.

Falha:  pés espalhados.

CAUDA: A cauda é definida como uma extensão natural da linha superior e se reduz a um ponto. Quando o cão está relaxado, a cauda é levada para baixo e se estende aproximadamente até o jarrete. 

Quando o cão está se movendo, a cauda é carregada ao nível da linha de trás. Quando o cão está excitado, a cauda pode ser carregada em posição ereta, levantada (cauda de desafio), mas nunca enrolada nas costas (cauda alegre).

Falha:  Cauda longa (a ponta da cauda passa além do ponto de jarretes).

Faltas Graves : Cauda Gay (não confundir com cauda de desafio); cauda torcida.

Eliminando a falha:  cauda sacudida.

Desqualificação:  Parafuso da cauda.

COAT: O pêlo é brilhante e liso, próximo e moderadamente rígido ao toque.

Falhas:  Casaco encaracolado, ondulado ou esparso.

Desqualificação:  casaco longo.

COR: qualquer cor, padrão de cor ou combinação de cores é aceitável, exceto pelo merle.

Desqualificações:  Albinismo. Merle

ALTURA E PESO: O American Pit Bull Terrier deve ser ao mesmo tempo poderoso e ágil; O equilíbrio geral e a proporção correta de peso para altura, portanto, é muito mais importante do que o peso real e / ou altura do cão.

Peso desejável para um macho maduro em bom estado é entre 15 e 27 kg. Peso desejável para uma fêmea madura em bom estado é entre 13 e 22 kg.

Como uma diretriz geral e aproximada apenas, a faixa de altura desejável para machos maduros é de 45 a 53 cm na cernelha; para as fêmeas maduras é de 43 a 50 cm na cernelha.

É importante notar que os cães acima ou abaixo dessas faixas de peso e altura não devem ser penalizados, a menos que sejam desproporcionalmente maciços ou esguios.

Falta Muito Séria:  Cães excessivamente grandes , com uma altura e / ou peso tão longe do que é desejado, que comprometem a saúde, a estrutura, o movimento e a capacidade física.

GAIT: O American Pit Bull Terrier se move com uma atitude alegre e confiante, transmitindo a impressão de que espera algum minuto para ver algo novo e excitante. 

Ao trotar, a marcha é fácil, suave, poderosa e bem coordenada, mostrando bom alcance na frente e dirigindo atrás. Ao se mover, o backline permanece nivelado com apenas uma leve flexão para indicar maleabilidade. 

Visto de qualquer posição, as pernas não entram nem se afastam, nem os pés se cruzam ou interferem um no outro. À medida que a velocidade aumenta, os pés tendem a convergir para a linha central do equilíbrio.

Falhas:  Pernas que não se movem no mesmo plano; pernas ao alcance; pernas cruzando na frente ou atrás; pernas traseiras se movendo muito perto ou tocando; rolando; ritmo; remando; calçamento; ação de hackney; batendo.

FALTAS ELIMINATÓRIAS:

Uma falha eliminatória é uma falha grave o suficiente para eliminar o cão de obter qualquer prêmio em um evento de conformação.)

Qualquer característica exagerada desproporcional (como pernas curtas, ossos excessivos ou cabeça ou corpo maciço) que possam interferir na atividade física ou na capacidade de trabalho.

Focinho tão curto e rombudo que interfere com a respiração normal.

Pernas da frente tão inclinadas a ponto de interferir no movimento normal.

Pernas da frente (medidas do cotovelo ao solo) com menos de metade da altura total na cernelha.

Baú tão largo a ponto de interferir no movimento normal.

Cauda sacudida.

DESQUALIFICAÇÕES 

Criptorquidea unilateral ou bilateral. 
Viciosidade ou extrema timidez. 
Albinismo. 
Merle Padrão do American Pit Bull Terrier
Surdez unilateral ou bilateral. 
Casaco comprido. Cauda do parafuso do 
nanismo

(Visited 137 times, 1 visits today)

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *